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Markup: A chave para achar o preço ideal para seus produtos ou serviços!

Ao longo de nossos 14 anos de jornada, percebemos uma grande dificuldade nas empresas em precificar de forma estratégica e competitiva. Nesse quesito, o markup é obrigatório para não perder dinheiro!

Um dos passos mais importantes para obter lucros e ter uma estratégia comercial de sucesso, é elaborar corretamente o preço de venda do seu produto ou serviço. 

Sendo umas das métricas que irá determinar o valor de venda de um produto, ele está inteiramente ligado com a sua margem de lucro. Por ser tão importante, hoje iremos abordar todos os fatores que são necessários para definir corretamente esse valor.

Por isso, nos acompanhe até o final!

O que é o Markup?

Sendo um índice divisor, o markup diz respeito sobre o valor de um produto ou serviço acima dos custos necessários para obtê-lo. Ou seja, isso inclui fornecedores, produção, mão de obra, armazenamento, entre outros. 

Esse conceito refere-se à diferença entre preço de venda e o preço de custo. Sendo assim, o markup define qual é o lucro total ou o lucro bruto obtido em cada venda, sendo uma porcentagem ao preço de custo.

Saber calcular esse índice é importantíssimo, afinal, se o markup for muito alto, você corre o risco de perder vendas em potencial, e se for muito baixo, você diminuirá seu faturamento “pagando para trabalhar”.

Por exemplo, se o custo de um produto ou serviço for de R$100,00 e seu valor de venda for R$200,00, seu markup será de 50%.

Por isso, a composição de preço também deve levar em conta fatores externos como:

> A concorrência;

> Taxa de juros;

> Indicadores macroeconômicos, (PIB, inflação, CDI, dólar, euro, Ibovespa, Selic, entre outros).

Qual a importância desse índice?

Os resultados mostrados pelo markup devem servir como um parâmetro onde sua empresa consegue precificar com maior exatidão. 

Sendo assim, o markup é uma das ferramentas imprescindíveis para conduzir seu negócio com acerto. Por isso, como citado anteriormente, para encontrar seu preço ideal é preciso relacionar às despesas fixas e às variáveis, custos operacionais, impostos, encargos e qualquer outros gastos.

Tendo essas informações em mãos, fica mais fácil garantir que o preço final do seu serviço ou produto será suficiente para cobrir todos os custos e ainda gerar uma margem de lucro satisfatória com a segurança de que seus vendedores poderão aplicar descontos nas vendas sem afetar a lucratividade.

Quais são os componentes do Markup?

  1. Custos indiretos

Podem ser fixos ou variáveis e não estão relacionados diretamente com a fabricação do produto ou serviço. 

Por isso, nos custos indiretos não devem ser incluídos os custos de produção, mas sim, custos fixos como:

> Valor de aluguel;

> Salários de gerentes;

> Manutenção periódica de equipamentos;

> Serviços de segurança e limpeza;

> Benefícios;

> Contas de energia elétrica, internet, telefonia…

  1. Comissão de Vendas

A comissão de vendas representa uma das formas de remunerar o vendedor, com base em um percentual do valor das vendas efetuadas.

Lembrando que ela não pode ser excessiva a ponto de acabar com a margem do negócio.

Produtos ou serviços de altas margens podem dar comissões maiores, mas o normal é algo entre 2,5% a 8%.

  1. Tributos e impostos

Basicamente, os tributos podem ser impostos, taxas e contribuições de melhorias ou especiais. 

Os mais comuns são os impostos! São diversos impostos que podem incidir sobre a sua empresa.  Alguns exemplos:

> ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e como o nome diz, incide sobre a circulação de mercadorias e serviços;

> ISS (Imposto Sobre Serviços): incide sobre a prestação de serviços;

> IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados): incide sobre a produção de produtos industrializados;

  1. Custos logísticos

Os custos logísticos incluem os gastos relacionados à aquisição de recursos, distribuição de produtos e outras despesas que compõem a cadeia de produção, vendas e entregas de uma empresa. Estão incluídos:

> Custos com estoques;

> Custos com embalagens para envio dos produtos;

> Custos logísticos de transportes;

  1. Custos de Venda a Prazo

Uma empresa vende a prazo quando entrega produtos ou serviços a seus clientes, oferecendo um prazo determinado ao pagamento dos mesmos, após a entrega do produto ou serviço ter sido realizada.

Por haver determinado prazo de pagamento aos clientes, a empresa não dispõe do dinheiro das vendas no momento de fabricar o produto ou ao prestar um serviço, e, portanto, deve ser financiada por bancos ou outras fontes para poder cobrir os custos, que normalmente, cobrarão juros à empresa.

> Pode ser feita através do cartão de crédito ou boletos futuros. 

  1. Margem de Lucro

A margem de lucro é o valor que sobra da venda de um produto ou serviço, descontadas as despesas resultantes da sua produção ou distribuição.

Como calcular o Markup?

Como já deixamos claro, o Markup é uma ferramenta que precisa de precificação visto que considera diversos fatores que entram na formação de um preço.

Agora que você já sabe o que é e o que deve ser levado em consideração, vamos colocar esses cálculos na prática! Considerando um produto com Preço de Custo de R$ 15,00: 

  • Custos logísticos = 6%
  • Custos indiretos = 7,5%
  • Impostos = 19%
  • Margem de Lucro = 21%
  • Comissão e Juros = 7%
  • Soma do Markup  = 60,5 %.

Assim, chegamos ao chamado Soma do Markup, que é aplicável a esse produto. Será a partir dele que iniciaremos o Índice Divisor do Markup (MKD), por meio da fórmula abaixo.

Note que o Divisor de Markup,  sempre é 100% nessa fórmula:

  • Divisor de Markup = (Preço de Venda – Custo Total de Vendas) / 100
  • (100 – 60,5) = 39,5
  • 39,5 / 100
  • Divisor de Markup = 0,395.

Agora que encontramos o Markup Divisor, orientados pelo novo índice obtido:

  • Preço de Venda = Preço de Custo / Divisor do Markup
  • Preço de Venda = 15 / 0,395
  • Preço de Venda = R$ 37,97.

Desta maneira, você chega ao preço mínimo pelo qual seu produto deve ser vendido, que é R$37,97. Isso tudo para cobrir seus custos e obter a margem de lucro desejada em cada venda.

Conheça sua estrutura de custos com o Wiser+

Parece ser um cálculo muito simples, não é mesmo? Contudo, é preciso mapear as despesas internas com muito cuidado para não esquecer de nada e no dia a dia isso pode se mostrar um verdadeiro desafio!

Uma despesa variável negligenciada tem impacto no preço final de um produto, o que já vimos que pode comprometer sua rentabilidade. 

Por isso, você pode contar com o Wiser+ para ajudar a calcular o seu Markup! Afinal nosso sistema:

  1. Levanta seus custos por centro de atividade;
  2. Forma seus custos por hora, por cada setor da empresa;
  3. Faz a gestão de custos por industrialização;
  4. Possibilita à sua empresa adotar margens diferentes por produtos e serviços, tornando suas negociações flexíveis podendo aumentar a lucratividade de cada um. 

Além disso, entendemos que os custos internos mudam com o tempo, por isso, você consegue alterá-los periodicamente de forma automatizada de acordo com a oscilação de suas compras! 

Em casos de prestadores de serviços você pode incluir o custo correspondente às horas trabalhadas necessárias para realização de tal atividade. 

Muito além dos cálculos, manter sua empresa ativa, operando no azul, conquistando crescimento contínuo é um enorme desafio. 

Por isso, otimize seus processos agora mesmo com o Wiser+!

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Author

Moniqui Adam

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