
A notícia do rombo fiscal das Lojas Americanas foi um choque para todo o Brasil!
A fim de evitar a desorientação, nesse post iremos abordar os principais erros (já sabidos) das inconsistências contábeis no valor de R$20 bi nas demonstrações financeiras da Americanas. Nos acompanhe até o final!
O acontecimento
A conta de R$20 bi inicialmente apresentada (que ainda terá que ser conferida e auditada), representa uma somatória de lançamentos contábeis feitos de forma errônea nas demonstrações financeiras da varejista.
Balanço Fiscal
Antes de explicarmos o primeiro erro, é necessário entender o que é um Balanço Patrimonial: sendo um relatório contábil, ele avalia a condição patrimonial e financeira de uma empresa ao final de um período (normalmente de 12 meses) e é considerado a demonstração financeira mais importante da empresa!
Sendo constituído por três contas principais, temos:
- Os ativos;
- Os passivos;
- E o Patrimônio Líquido da empresa.
E qualquer contabilidade garante que deve haver uma igualdade entre esses três itens. Logo, a equação básica de todo balanço patrimonial é a seguinte:
Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido
Neste artigo, iremos abordar mais especificamente O Passivo (afinal, é aí onde entra o primeiro erro da Lojas Americanas).
O passivo é dividido em duas partes: passivo circulante e passivo não-circulante.
Passivo Circulante
Sendo composto pelas dívidas e obrigações da empresa com vencimento menor a 01 ano.
Os principais componentes são: pagamento de fornecedores, empréstimos de curto prazo e impostos.
Nessa parte do balanço patrimonial são incluídas as seguintes contas:
1. Obrigações sociais e trabalhistas
2. Obrigações fiscais
3. Empréstimos e financiamentos
Primeiro Erro
O primeiro erro encontrado foi que a às Lojas Americanas tinha um volume da ordem de R$15 a R$17 bilhões de financiamento a fornecedores feitos por via bancária e por isso, deveriam constar como dívida financeira no balanço (passivo circulante).
Ao invés disso, a companhia lançava as dívidas com fornecedores um passivo operacional e não financeiro.
Dessa forma, eles declararam como operações da empresa que geram saídas de valores. Como pagamentos de fornecedores e funcionários, além de impostos, mas que têm vencimento menor do que 12 meses.
Em abril de 2016, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou um ofício circular orientando o grupo Americanas (composto por Lojas Americanas, Americanas.com, Shoptime e Submarino) a abandonar essa prática contábil e fazer lançamentos da forma correta, que reconheceria a dívida bancária como dívida financeira, evitando assim distorções.
Exemplos de Passivos Financeiros
Para compreender melhor o conceito de passivos financeiros, trouxemos alguns exemplos que demonstram quais são as obrigações financeiras empresariais que geram saídas de valores:
- Empréstimos;
- Financiamentos;
- Contas a pagar e recorrentes, como internet, água, luz e telefone;
- Pagamento de fornecedores e prestadores de serviços;
- Dívidas de qualquer origem, como bancárias;
- Obrigações trabalhistas, como salários e encargos (FGTS e INSS);
- Obrigações fiscais, como impostos (IRJP, ICMS e IPTU).
Segundo Erro
Mas, para piorar o caso das Lojas Americanas, o volume dessa dívida bancária não era real, afinal, no balanço do terceiro trimestre, essa conta era da ordem de R$5 bilhões.
Ou seja, o segundo (e talvez maior erro) deixa claro que a conta dividenda de fornecedores da empresa foi reduzida em grande em grandíssima escala, de R$5 bi para R$17 mi.
A grosso da redução, explicou Rial, veio da dedução de juros pagos. Cada vez que a Americanas pagava juros aos bancos por conta dos financiamentos a fornecedores, a contabilidade da empresa subtraia esses juros do total da conta de fornecedores.
“A companhia lançou no seu ativo uma porção de entradas contábeis que deveriam ter ido para a demonstração de resultados e outras que deveriam ter sido lançadas contra o patrimônio líquido, e que eles lançaram como itens redutores da conta fornecedores”, tentou resumir Rial.
Sem especificar quais, ele disse que houve lançamentos indevidos de outras naturezas que reduziram ainda mais a conta fornecedores.
Terceiro Erro
Como em um balanço um dado depende de outro, o terceiro erro foi inevitável, afinal, quando uma empresa paga juros de dívidas bancárias, essa saída é lançada na Demonstração de Resultados (DRE) como despesa financeira.
No caso do Grupo Americanas, com os juros pagos aos bancos sendo usados para reduzir a conta de fornecedores, eles não foram lançados de maneira correta.
Pense conosco: se uma empresa reduz a nível de bilhões suas dívidas financeiras, consequentemente seu lucro será muito maior do que o real.
“Vai ter uma variedade de ajustes que, combinados, resultam em R$20 bilhões”, resumiu Rial.
Ainda segundo suas palavras, no curto período onde foi percebido o erro, ainda não era possível afirmar com certeza quantos bilhões terão que ser subtraídos de resultados de exercícios passados e qual será o impacto negativo no patrimônio líquido da empresa.
Fonte: https://www.capitalreset.com/o-rombo-de-r-20-bi-da-americanas-explicado/
Como evitar esse tipo de erro com o Wiser
Antes de mais nada é importante ressaltar que o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Resultados (DRE) apesar de muito parecidos, são diferentes. Ambos os documentos permitem ao gestor visualizar a situação financeira da empresa, porém cada um deles faz isso através de um conjunto de variáveis diferentes.
Apesar de apenas os sistemas contábeis fazerem o Balanço Patrimonial, o sistema Wiser pode te ajudar muito no processo de DRE financeiro.
Através deste relatório é possível avaliar se a empresa está sendo lucrativa ou não, de maneira geral ou por períodos. O DRE atua como um complemento ao Balanço Patrimonial e é por isso que o Wiser pode te ajudar!
Como executar o DRE no Wiser
Seguindo às normas, o DRE do Wiser obedece ao princípio do Regime de Competência, garantindo assim que as receitas e despesas sejam lançadas no período em que estão acontecendo e não apenas depois de recebidas ou pagas.
Ou seja, em nosso sistema você tem um demonstrativo do resumo financeiro e resultados operacionais tanto quanto dos não operacionais em seu negócio.
Muitos clientes elaboram este documento anualmente (exercício financeiro), que vai de Janeiro a Dezembro. Porém, com o Wiser sua empresa consegue elaborá-lo mensalmente ou trimestralmente, possibilitando assim a análise e entendimento dos resultados da empresa ao decorrer de cada período, tornando muito mais fácil a tomada de decisões.
Sendo assim, você pode contar com a sua contabilidade para fazer o Balanço Patrimonial e contar com o Wiser para fazer o seu Demonstrativo de Resultados.
Tendo ambos documentos fica muito mais fácil para sua empresa planejar melhor às ações, buscar novas receitas, reduzir custos e despesas e saber qual setor precisa de mais investimento. Além disso, através dos dados fornecidos pelo Balanço Patrimonial e DRE, é possível elaborar alguns KPIs (em tradução livre Indicadores-chave de Performance) muito importantes como, por exemplo:
- EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização)
- Retorno sobre ativos (ROA)
- Retorno sobre
- Margem líquida
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